25 setembro, 2010

Doutrina espírita e a mídia

Imagem do filme - Nosso Lar-


"Cada minuto que passa pode ser tudo que me resta pra viver. Mas eu desperdiço o tempo como se ele fosse infinito."


Frase menciona diversas vezes na trama da rede globo - Escrito nas estrelas - atribuída a Cassiano, umas das reencarnações do personagem Ricardo (Humberto Martins).
Por ontem ter sido o último capítulo, faço questão de citar essa frase que ainda ressoa aos meus ouvidos e me faz pensar. Aproveito para elogiar a autora que ao desenrolar da trama, de roteiro espírita, apresentou-se fiel.
Acho ótimo o espiritismo estar tão presente na mídia, esclarecendo a muitos, visto que traz os preceitos da doutrina de uma forma simples.
Nesta quinta fui ao cinema assistir - Nosso Lar - já havia lido o livro a alguns anos. E assim como o livro, o filme é sensacional, realmente não há palavras para descrevê-lo. E dele ressoam várias frases ao meus ouvidos e ao meu coração. Tal como:
"Um bom trabalhador sabe a hora de parar"
. Dentre muitas outras, mas difícil é colocá-las em palavras, pois delas peguei a essência e ao descrevê-las aqui não seria fiel ao roteiro.
Para saber mais, visite o site: http://www.nossolarofilme.com.br/
Eu jamais teria condições de descrever o filme, descrever a emoção que ele provoca, descrever a humildade apreendida por André Luiz, prefiro deixar essa parte para os críticos mas.... Fica a dica:

"Aproveite o seu tempo, leia, vá ao cinema, aprenda sempre mais, conheça outras culturas, outras opiniões, outras ideologias. Não se fechem para a vida, nem para os seus pensamentos."

Por Aline Lange Barros



De: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Lar

Nosso Lar é um dos livros psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier , que compõem uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual, atribuída ao espírito André Luiz. No movimento espírita brasileiro essa coleção é também conhecida como Série Nosso Lar.

Clássico da literatura espírita brasileira, Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante e da Lei de Causa e Efeito a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.

A novelista Ivani Ribeiro teve o livro Nosso lar entre suas bases para escrever a novela A viagem, que até agora teve produzidas duas versões, ambas com sucesso e impulsionando a venda de literatura relacionada ao tema.

Nosso Lar obteve o primeiro lugar entre os dez melhores livros espíritas publicados no século XX, segundo pesquisa realizada em 1999 pela "Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura"[1]).

Os desenhos feitos pela médium Heigorina Cunha (acima) serviram de referência para a criação dos cenários para o filme.

Desenhos minuciosos e detalhados do mapa da cidade "Nosso Lar" assim como a arquitetura das edificações, ministérios e casas, foram criados pela médium Heigorina Cunha através de suas observações realizadas durante supostos desdobramentos (saídas do corpo) em março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius. Estes desenhos serviram de inspiração para criar o visual arquitetônico da cidade que se vê na adaptação cinematográfica da obra, o filme Nosso Lar. Seus desenhos foram esclarecidos e confirmados por Chico Xavier de que se tratava realmente da cidade "Nosso Lar".


Um comentário: