07 julho, 2012

Aquite-se



❝ Aquite-se Manoela.” - Eu ouvi a mãe se direcionando a menina e segurando suas mãonzinhas pequeninas. Sorri. A mãe olhou pra mim e como que abaixando a guarda, soltou as mãos da filha e tentou entender o motivo de eu estar olhando.
Ela então se aproximou no banco, e puxou conversa. Antes de se pronunciar, ela procurou ler o título do livro: ”A menina que roubava livros.” Então, ela disse, ainda tímida e talvez um tanto insegura do que iria dizer:
”Livro muito interessante…”
Eu fiz que sim com a cabeça. Depois a criança, se aproximou e ficou olhando pra mim sorrindo, boba e feliz, apesar do corretivo anterior da mãe.
A moça que estava ao meu lado, então disse, ”Manoela é inquieta, não para um segundo. Mas quando pega um livro…é como se fosse outra. Ela gosta muito de ler.”
Eu olhei e sorri.
Pensei mas não disse…
”As atitudes inquietas, refletem de pensamentos turbulentos. Não no mal sentido, bom também. Mas livro…livro aquieta. E nos limpa por dentro. É como banho de mar. Você se renova e sai sorrindo, apesar da areia grudada na pele e o sal ardendo pelos olhos. O mergulho sempre vale a pena."

— Aghata Paredes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário